(15) 3358-9222 - (15) 98169-9007 - contato@hidrozap.com.br

Image

Leitura Remota por Telemetria

A leitura remota ou telemetria é a tecnologia da automatização da medição e da transmissão de dados de fontes remotas para estações de recebimento, onde os dados sofrem processamento, análise, arquivamento.

A leitura remota é comumente usada em locais de difícil acesso para a leitura presencial ou, quando os condomínios tem tubulações internas soldáveis (PVC, cobre, PPR, etc.) para que seja possível a medição individual por prumada, com a instalação de hidrômetros com RF (radiofrequência) dentro dos apartamentos ou salas comerciais.

É muito comum os prédios novos estarem com a caixa do hidrômetro ou do medidor de gás do lado de dentro dos apartamentos. Assim, cabe aos condôminos escolherem qual tecnologia atenderá aos seus interesses.

Genericamente, a telemedição é composta por:

• Unidade de medição e leitura: o medidor propriamente dito, que transforma a grandeza física consumida em valores contabilizáveis e armazenáveis.

• Atualmente, os hidrômetros já são pré-equipados para telemetria, bastando serem acoplados ao componente eletrônico que, além de receber a sequência de pulsos, processa essa informação, convertendo-a.

• Unidade de interface de medidores: responsável pela comunicação entre o medidor e a rede de comunicação;

• Rede de comunicação: meio de transmissão dos dados dos medidores à central de gerenciamento;

• Central de gerenciamento: responsável pelo recebimento, processamento, armazenamento e aplicação dos dados obtidos dos diversos medidores. São tecnologias de telemedição: radiofrequência (a mais utilizada para medição individual de água e gás no Brasil).

A telemedição por radiofrequência (RF)

É a forma de leitura automática de medidores mais utilizada no Brasil.

A maioria dos sistemas utilizam concentradores móveis, que através de rotas pré-cadastradas, captam as informações dos medidores, transferindo para coletores portáteis e, posteriormente, descarregadas nas centrais de processamento, planilhamento e análise das leituras e medições.

Através de concentradores GPRS ampliou-se a capacidade de realizar leituras a partir da utilização de coletores instalados em veículos ou fixos em elevadores, pavimentos dos edifícios ou, até mesmo, em postes e antenas.

Após a colheita dos dados, um servidor gerencia e aplica as informações.

Central de gerenciamento da telemedição

A central é composta por computador dotado de um programa de supervisão e gestão, e junto a este, a interface de comunicação.

Na hora de escolher a tecnologia que atenderá a sua necessidade, você pode contar com os profissionais da Hidrozap que poderão dar as orientações necessárias, apresentar-lhe as obras que possuem os sistemas e esclarecer suas dúvidas de forma a tornar sua decisão segura e acertada.

Vale ressaltar que tais tecnologias lhe dão a possibilidade de ler água, gás e luz em tempo real e com precisão.

A leitura remota também pode ser adotada nos edifícios que possuem os hidrômetros comuns, bastando que sejam acoplados sistemas de transmissão via RF.

ATENÇÃO: a escolha do equipamento é fundamental para que o Condomínio tenha liberdade de escolher a empresa que irá gerenciar suas medições e leituras. Alguns equipamentos e empresas do mercado de medição individual, utilizam tecnologias que NÃO TEM PORTABILIDADE, ou seja, não podem ser gerenciados e lidos por outra empresa, caso o Condomínio necessite trocar a gestão de leituras e medições.

A Hidrozap utiliza tecnologia com total portabilidade e entende que, se fizer um bom trabalho, não será substituída por outra prestadora de serviço.

Dessa forma, não precisamos de tecnologia que obrigue o Condomínio a ter que manter um único prestador de serviço.
© 2019 Hidrozap - Medição Individualizada - Todos os direitos reservados

Rua Avelino Argento, 41 - Jd. Paulistano - Sorocaba - SP - CEP: 18040-725
Telefone: (15) 3358-9222 - Whatsapp: +55 15 98169-9007
contato@hidrozap.com.br